terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bolo pra mamãe (:

Quarta-feira passada foi aniversário da minha mãe, e eu e minha empregada resolvemos fazer um bolo surpresa pra ela, depois que ela saiu pra almoçar com meu pai. Olha só o resultado:


No final eu conto como é que eu fiz esse 'mosaico'!

E a receita:

Massa - Pão-de-Ló



Massa, após sair do forno. Note a marca da farinha, indicando 
que o bolo cresceu, pois havia presença de fermento químico em pó.


É aquela massa que eu já apresentei a vocês, da União, a base de ovos, açúcar e trigo. Não vai fermento, mas desta vez eu coloquei, pra render mais. A receita tá aqui, e desta vez eu usei 6 ovos e adicionei chocolate em pó (a gosto) na massa. Mas, preste atenção: TEM que ser chocolate em pó, com achocolatado não dá certo.


Recheio - Prestígio


100 gr de coco ralado
3/4 de lata de leite condensado (reserve 1/4 para a cobertura)
1/2 xícara de leite
1 e 1/2 colher (sopa) de amido de milho
1/2 fava de baunilha (meu toque especial, que ficou uma delícia)

Misture o coco ralado e o leite condensado em uma panela. Dissolva o amido de milho no leite e junte ao coco ralado. Raspe as sementes da fava de baunilha e adicione á mistura, juntamente com a própria fava.. Leve ao fogo, deixe ferver até engrossar. Retire do fogo, retire a fava e espere esfriar para utilizar.

Obs.: se o recheio ficar muito espesso para o seu gosto, adicione mais leite até chegar no ponto desejado.

Cobertura - Brigadeiro



Recheio, colocado pra esfriar sobre um bowl com água e gelo.

1 e 1/4 de lata de leite condensado (1/4 reservado)
3 colheres (sopa) ou mais de chocolate em pó
2 e 1/2 colheres (sopa) ou mais de manteiga

Obs.: a receita do brigadeiro é bem relativa, e ao seu gosto. Afinal, é brigadeiro e todo mundo já nasceu sabendo fazer! Hahah.

Misture tudo, leve ao fogo médio, deixe ferver e mexa por uns 5 a 10 minutos, aproximadamente. Utilize frio.

Montagem - Massa, Calda, Recheio, Calda, Massa, Calda e Cobertura.



Massas cortadas ao meio, sobre uma grade, para esfriar rapidamente.



Após desenformar,corte o pão-de-ló ao meio e ponha sobre uma grade, pra esfriar. Molhe a massa com uma calda de sua preferência. Eu usei leite e um pouco de açúcar mascavo. Após molhar as duas partes da massa, espalhe o recheio em uma delas, cubra com a outra, molhe mias um pouco por cima e volte o bolo para forma de onde ele foi assado. Coloque um peso para prensar a massa, e o bolo ficar bem 'retinho' e leve a geladeira, por no mínimo 1 hora. Retire da geladeira, "desenforme" o bolo novamente e espalhe a cobertura. Pra dar um 'toque' a mais, eu fiz várias tiras de papel canson, cruzei-as sobre o bolo e espalhei mais um pouco de coco ralado por cima, pra fazer um desenho. 


 Bom, o resultado final você viu no começo do post. Espero que tenham gostado, e até mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê!