terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Meus utensílios!

Hoje resolvi falar dos meus utensílios, que eu ganhei e/ou comprei durante um ano:

A foto ficou pequena, eu sei.. mas logo vou arrumar, pra ela ficar maior (:

1. Forma de aro removível - um dos primeiros itens que eu comprei, tem 25 cm de diâmetro e paguei cerca de R$ 22,00.

2. Aro redondo - para tortas e pavês (tiramisu, etc), ganhei da minha avó, e ela comprou em um ferro velho. Depois de lavar 6283049137 vezes, perdi o nojo de usar (hahah).

3. Forma/marmita - é uma marmita que eu uso como forma, pois gosto das linhas retas da base dela.

4. Copo medidor - também um dos primeiro itens que eu comprei, é muito útil pra medição de líquidos e substituição de uma balança e/ou xícaras medidoras. Paguei menos de 3 reais.

5. Colher de pau - dispensa comentários, paguei bem pouco também.

6. Rolo de macarrão - comprei pra fazer um bolo, pra comemorar o aniversário de casamento dos meu avós, no ano passado. O bolo ficou horrendo, mas o rolo sempre é útil. Paguei uns 5 reais.

7. Forma de buraco - é da minha mãe, mas eu uso sempre pra fazer bolo de fubá cremoso ou um bolo integral, pro meu pai. Ambas receitas vão estar no blog daqui a alguns dias. 

8. Forma de fundo removível - vivia emprestando da minha tia, que é minha vizinha, até que um dia ela me deu, e eu dei um pedaço de torta pra ela como pagamento. Baratin né?

9. Formas de bolo inglês - comprei as duas juntas, num kit, e paguei R$ 5,60. O problema é que não dá pra enformar pudins e gelatinas, pois ela tem uma espécie de junção, que deixa vazar todo o líquido ):

10. Mini ralador - é um mini ralador mesmo! Comprei pra ralar noz moscada, pois quem disse que só de açúcar vive um Açucareiro? Antes de comprar eu tava usando o mesmo que eu uso pra fazer zests (raspas) de cítricos, até que em um belo dia, minha salada de frutas ficou saborizada pela noz moscada, horrível!

11. Espátula grande - eu uso pra me auxiliar a fazer pães, pra juntar a massa e ser uma 'terceira mão'. Me ajuda bastante, e também dá pra usar em modelagens com chocolate. Não paguei mais que R$ 4.

12. Separador de clara e gema - até hoje não consegui separar uma clara de uma gema, sem quebrar esta última. E olha que faz uns 6 meses que eu tenho o bichinho.. Fazer o que né? Não custou caro, mas podia ter comprado outra bugiganga mais funcional, pra minha coleção.

13. Peneira de inox - depois de ver o vídeo da Rita Lobo sobre utensílios, é que eu me dei  conta do nojo que são as peneiras de plástico. Elas juntam sujeira, pegam gosto, cor, cheiro.. aaaargh! Com o inox é diferente, lavou, tá novo.

14. Forminhas de empada - não tive jeito de escapar a tentação de comprar 12 forminhas (formonas) de empada (é, empada minha gente) por R$ 2,90. To pensando em estreia-las com um petit-gateau pro aniversário da minha mãe, mas não sei direito ainda. Quando eu decidir eu posto a decisão da receita escolhida aqui.

15. Saco de confeitar descartável - uso muito os sacos de confeitar descartáveis que eu tenho, e pra tudo: confeitar bolos, treinar, rechear tortas, encher forminhas de cupcake, etc. E é bem baratinho: de R$ 0,50 a no máááximo R$ 1.

16. Bicos de confeitar - esses bios de confeitar foram das minhas duas avós: a Laura e a Nedi. A Laura já foi  (e ainda é) uma boleira de mão cheia, e desde que eu (e minha mãe) nos conhecemos por gente, a minha vó faz bolos. A Nedi, também faz bolos ótimos, mas parou desde que sua caçula (minha tia) fez 7 anos, então ela já perdeu o costume. De tanto que eu insisti, elas acabaram me dando os bicos, mas raramente os uso.

17. Fouet liso - meu primeiro fouet! Bom, não há muito o que falar, pois é um fouet normal, comum, excelente!

18. Fouet com cabo de silicone – comprei pra usar no Natal, é bem bom, pois é confortável e leve. Dá pra bater claras em neve e creme de leite fresco (pra virar chantilly) facilmente. Paguei uns R$ 4, na loja Teddy, de quase tudo por R$ 1,99, quase tudo.

19. Fouet com aros de silicone – ótimo pra usar em preparações quentes, batendo e aquecendo ao mesmo tempo. Não arranha as panelas antiaderentes e nem raspa as de alumínio, sem liberar metais pesados nos alimentos.

20. Espátula de silicone com cabo de madeira – substitui a colher de pau e o pão duro, ao mesmo tempo. Pode ir ao fogo, agüentando uma temperatura de até 280° C. É bem confortável, e econômica, pois não deixa um pingo de massa no bowl da batedeira ou em qualquer outro recipiente.

21. Espátula de silicone com cabo de plástico – comprei pra usar em receitas salgadas, pra não ficar misturando muito e o pavê acabar ficando com gosto de sal com alho, kkk.

22. Pincel de silicone – era uma vez um garoto que resolveu untar uma frigideira quente com um pincel de cerdas sintéticas... uma historia sem fina feliz. É, fui eu mesmo que destruí o pincel, hahahah. Então comprei esse de silicone pra garantir que posso untar superfícies quentes, alem de pincelar gema em pães pra poder ficar douradinho por cima, né?

23. Ralador tipo microplane – pra poder fazer raspas de cítricos beeem fininhas, e sem tirar a parte branca do limão, responsável por amargar as preparações.

24 e 25. Xícaras e colheres medidoras – muitisísísímokkk.

26. Grade pra biscoitos e afins – dá uma baita ajuda na hora de esfriar biscoitos rapidamente pra poder confeitar com glacê real. Também é bem útil pra esfriar as camadas de bolo pra poder rechear. Essa aí da foto, foi uma grade que eu achei na casa da minha avó, e ela usava não sei pra quê. Peguei pra mim.

27. Cortadores de plástico – com motivos de animais, e um de coração, pode ser usado em uma festa infantil. pensando em fazer uns biscoitinhos pra minha mãe, que faz aniversário amanhã! A receita você confere aqui, logo logo!

28. Cortador de inox – quando comprei, estava procurando o "ginger boy", pra fazer gingerbreads, os famosos e tradicionais biscoitos de gengibre americanos/natalinos. Não encontrei e então comprei um de papai noel, mas não usei pois ninguém aqui de casa gostou da notícia de usar gengibre em um biscoito, aff! Fazer o quê?

29. Corantes - em pó, para pintar pasta americana com pincel; em pasta, para tingir pasta americana e líquido, para massas de bolo e mousses.

---

Bom, é isto! As 'tranqueiras' que eu consegui juntar em um ano, kkk!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta aê!